Redesign da nossa marca

Desde sua criação, o Ateliê 63 nunca esteve estático.

Iniciei a empresa como um estúdio criativo especializado em identidade visual e papelaria para casamentos. Nesse nicho, ele cresceu e evoluiu. Há alguns anos, começamos a receber pedidos para o desenvolvimento de identidade visual e papelaria corporativos. Alguns vieram de clientes que trabalharam conosco na papelaria de seus casamentos, outros, de clientes apaixonados pela nossa própria identidade visual. Um novo nicho se abriu e, timidamente, nasceram nossos primeiros projetos para empresas.

Aos poucos, a quantidade de trabalhos aumentou, fui vendo na prática o impacto que o design tinha no sucesso de uma empresa e o retorno que os clientes tinham do investimento feito na sua marca. Então decidi começar a focar meus esforços e estudos para desenvolvimento de identidade visual e consultoria de posicionamento de marca para empreendedores e pequenas empresas.

Por isso, digo que o processo de redesenho da identidade visual do Ateliê 63 não é algo novo, ele foi iniciado no momento em que desenvolvemos o primeiro projeto corporativo. Desde esse dia, o Ateliê 63 cresceu e se transformou, e junto a isso, fomos sentindo a necessidade de evoluir também na parte gráfica. A identidade anterior, que levava fonte manuscrita e tema floral, muito acertada em nosso início, pois remetia às identidades visuais criada para os casamentos, já não nos cabia mais. E então, pouco a pouco, comecei a pensar e trabalhar no relançamento da marca.

A IDENTIDADE

Agora com foco principal no design (e redesign) de marcas para empreendedores e pequenas empresas, o desenvolvimento da nova identidade teve como ponto de partida o minimalismo, a feminilidade e a atemporalidade. Cada um desses pontos foram trabalhados durante todo o processo de desenvolvimento, de forma a criar uma marca completa e coerente com os novos propósitos do Ateliê.

LOGO

Para o logo, busquei trabalhar de forma que o 63 estivesse em posição de destaque. A tipografia com serifa foi usada propositalmente por unir o clássico e o atemporal.

FLEXIBILIZAÇÃO

Não poderia faltar. Essa é uma das questões que mais levo à sério e que está presente em todos os nossos projetos. Sempre trabalho com o desenvolvimento de logos alternativos e reduzidos de forma que a identidade seja flexível e possibilidade de reutilização e evolução.

PALETA DE CORES

Confesso que a paleta de cores escolhida pode gerar controvérsias. Eu mesma poderia fazer algumas críticas a ela. Mas a escolha foi acertada e proposital. Nosso público é 98% feminino e me orgulho cada vez mais disso. Conhecer e trabalhar com tantas mulheres fortes e empreendedoras me encanta, e atrair mais e mais delas foi o principal foco da escolha de cores.

PAPELARIA

O desenvolvimento da papelaria seguiu uma linha bastante minimalista e atemporal. Para não sobrecarregar a identidade, o rose foi aplicado somente em detalhes, e quase nunca como cor de fundo da papelaria.

SITE

Todos os layouts, textos e caminhos foram desenhados por mim. Fiz questão de escolher a dedo um profissional de desenvolvimento que topasse tentar colocar tudo que eu tinha planejado em prática. A parceria deu tão certo que ele agora é um novo parceiro, e tenho certeza que ainda colocará na web muitos sites para nossos clientes.

Dessa forma, iniciamos 2019 com tudo renovado! Foco, método de trabalho, identidade, site…

E aí, o que acharam?!! Espero que gostem e que eu possa ajudar a desenvolver uma marca incrível para cada um de vocês!!

 

Bruna – Ateliê 63

Oi! Sou a Bruna Dedini, fundadora e designer por trás do Ateliê 63!
Não sei se vocês sabem, mas o trabalho de designer pode ser muito solitário quando não compartilhamos os processos e conquistas.
Pensando nisso, reservei esse espaço para contar com mais profundidade sobre a história de algumas marcas que desenvolvemos, dar dicas de design e também explicar um pouquinho sobre os processos criativos e o dia a dia aqui no Ateliê.
Espero que gostem!!

Assinatura da Bruna

Vamos trabalhar juntos?